YE(P)STEM
Co-construção para a aprendizagem não formal e equitativa das ciências em língua portuguesa
O projeto da Cartas com Ciência "YE(P)STEM" visa alargar o acesso a ferramentas de práticas equitativas em aprendizagem STEM* em contexto não formal para as comunidades de língua portuguesa, com base no projeto britânico-estadunidense YESTEM e adaptando-o às necessidades específicas dessas comunidades e contextos através de oficinas de co-construção.
Gostaria de participar numa oficina? Escreva-nos para info[@]cartascomciencia[.]org !
Próximas oficinas:
3&4 setembro, Universidade de Aveiro (Portugal) - mais informações aqui (inclui pessoas futuras professoras)
26&27 setembro, Biblioteca Nacional, São Tomé (São Tomé e Príncipe) - mais informações aqui.
3&4 outubro, Centro Cultural do Príncipe, Príncipe (São Tomé e Príncipe) - mais informações aqui.
Oficina piloto para o 3º Ciclo inserida no IX Encontro Internacional da Casa das Ciências, Aveiro (Portugal). Foto: Organização do encontro.
A oficina YE(P)STEM..."[foi um] excelente momento de prendizagem, partilha e reflexão", "alertou-me para refletir sobre a minha metodologia de trabalho, como questiono os alunos, como preparo as aulas", "aumentou o meu estado de consciência para a equidade". Testemunhos de participantes em duas oficinas piloto
O projeto "YE(P)STEM" está numa fase piloto e procura ainda angariar financiamento para a sua implementação em mais comunidades de língua portuguesa.
Em que consiste a fase piloto do projeto YE(P)STEM?
A Fase I do projeto YE(P)STEM inclui a produção de uma brochura com todas as ferramentas e recursos YESTEM traduzidos para língua portuguesa e a realização de quatro oficinas de co-construção com pessoas professoras em Portugal e em São Tomé e Príncipe em 2024 (e respetiva avaliação de impacto).
Novidades em breve!
YE(P)STEM Fase I - Apoiada por
A Fase I do projeto YE(P)STEM conta com a parceria do YESTEM, da Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe, do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (Portugal), da Biochemical Society (Reino Unido) - com a atribuição de uma Bolsa de Extensão Científica de 5.000 GBP- e da Ciência Viva (Portugal) - com a atribuição de um subsídio de apoio a projetos de 1.500 EUR.
Contexto
Desde 2022 que a Cartas com Ciência se associou ao YESTEM e ao CIDTFF para alargar o acesso das ferramentas YESTEM para as comunidades de língua portuguesa.
Vários documentos foram traduzidos pela equipa de tradução pro bono da Cartas com Ciência. Todos os documentos são revistos por uma equipa especializada composta por pessoas investigadoras e profissionais de educação de vários países de língua portuguesa.
Na ocasião do lançamento dos primeiros materiais traduzidos, a Cartas com Ciência organizou o Simpósio "Práticas Equitativas em Educação e Divulgação de Ciências".
Próximos Seminários
18.08.24 Capital da Ciência e Equidade no Envolvimento/Engajamento com a Ciência- saiba mais aqui.
16.10.24 (defi)ciência&acessibilidade: o papel dos museus de ciência na inclusão e construção do capital da ciência & Capital da Ciência: revisão da literatura brasileira e internacional - saiba mais aqui.
Publicações e Comunicações
Revista Sinergias ED nr 16, Recurso Pedagógico (2024) | Ferramentas “YESTEM”: Práticas equitativas na aprendizagem STEM em contexto não formal
Conferência Ecsite 2022 | (Em Inglês) Supporting equitable and socially just practice: the Equity Compass
Notícias
2024
Oficina YE(P)STEM no IX Encontro Internacional da Casa das Ciências
Visita de Armindo Monjane da Universidade Pedagógica de Maputo
2023
Recursos educativos fruto da colaboração entre o CIDTFF e a Cartas com Ciência já disponíveis
O que é o projeto YESTEM?
O projeto YESTEM (Youth Equity and STEM), que decorreu de 2017 a 2022, foi uma parceria internacional de investigação-prática centrada na compreensão e no apoio a práticas equitativas na aprendizagem não formal das STEM (ASCNF). Este projeto produziu um conjunto de ferramentas e recursos para a aprendizagem STEM* em contexto não formal que estão disponíveis gratuitamente (https://yestem.org/), com base numa extensa investigação de método misto com jovens dos 11 aos 14 anos e profissionais de ASCNF e co-desenvolvido por uma equipa de pessoas investigadoras académicas e organizações de ASCNF no Reino Unido e nos EUA.
*O que significa STEM?
STEM é a sigla em inglês que significa Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português).