Donativos Cartas com Ciência

Não deixar ninguém para trás é uma luta de todas as pessoas
(Adaptado de Vaile et al., 2021)

Queremos que cada estudante dos países de língua portuguesa, independentemente da comunidade em que nasceu ou vive, independentemente do estatuto socioeconómico da sua família, tenha a oportunidade de sentir que a ciência pode ser para si se assim o quiser.

 

Junte-se à comunidade Cartas com Ciência, que entre 2020 e 2021 organizou trocas de cartas entre 116 pares de estudantes e cientistas, em três continentes diferentes. Através dos nossos programas, a grande maioria (89%) de estudantes conheceu pela primeira vez uma pessoa a fazer ciência!

Agradecemos desde já pela sua contribuição. Adicionaremos o seu nome à nossa lista de pessoas doadoras, se o desejar, e enviar-lhe-emos também um certificado em como apoiou a Cartas com Ciência e novidades em relação aos nossos programas. Utilize o botão verde ou clique aqui e não hesite em entrar em contacto connosco se tiver alguma dúvida.

MUITO OBRIGADO!

Terá opção de fazer o seu donativo por transferência bancária, Paypal ou pagamento online com cartão.

Festa de abertura de cartas (Associação Tira-me da Rua, Portugal, agosto 2021)

Perguntas frequentes

A. Quanto custa a participação de cada estudante num programa Cartas com Ciência?

Com base nos nossos programas de 2020 e 2021, o custo de participação de cada estudante (durante um ano letivo) está estimado em 20-25 € se considerarmos que a gestão dos programas é feita por pessoas voluntárias, e em 80-100 € se contabilizarmos despesas com recursos humanos. Neste momento a Cartas com Ciência conta apenas com pessoas voluntárias mas gostaríamos que um dia a gestão dos nossos programas fosse assegurada por pessoas remuneradas. 

 

B. Como é que o meu donativo vai ser usado?

Os donativos são utilizados para todos os custos associados com a gestão e implementação dos programas de troca de cartas, incluindo:

(1) reembolsar professores (e cientistas) com despesas que tenham com a implementação dos nossos programas (como selos e envelopes). Trabalhamos com comunidades de baixos rendimentos e os nossos programas são gratuitos para quem participa.

(2) apoiar os nossos custos com plataformas online para comunicar com professores e cientistas, incluindo a formação inicial para cientistas, e para realizar a videochamada final entre a turma e cientistas. As turmas e cientistas participantes estão em vários lugares do mundo e os nossos programas são geridos à distância.

(3) apoiar os nossos custos com um armazenamento de dados seguro. Queremos garantir a privacidade dos dados (e cartas!) de estudantes e cientistas.

(4) apoiar os nossos custos com marketing e divulgação. Procuramos mais cientistas de países africanos de língua portuguesa, de Timor-Leste e de Ciências Sociais.

(5) apoiar os nossos custos associados com investigação. Queremos avaliar o impacto que os nossos programas têm junto de estudantes, professores e cientistas.

 

C. Poderei ter benefícios fiscais com o meu donativo?

Receberá uma fatura referente ao seu donativo, emitida pela Associação Native Scientist, incubadora da Cartas com Ciência e com sede em Braga, Portugal. Se poderá ou não utilizar essa fatura para deduções fiscais, depende do país em que se encontra. Entre em contacto connosco se desejar. 

 

D. Como é que posso envolver a minha empresa?

Estamos sempre à procura de empresas e outras entidades alinhadas com a nossa missão e interessadas em apoiar os nossos programas. Escreva-nos para info[at]cartascomciencia.org para mais informações e/ou para lhe enviarmos um email de divulgação que poderá circular pela sua empresa/entidade.

 

E. Posso fazer este donativo como presente para uma pessoa amiga?

Claro que sim. Depois de clicar no botão para fazer um donativo, terá opções para indicar essa escolha.

Tenho mais questões, como posso esclarecê-las?

Escreva-nos para info[at]cartascomciencia.org

Terá opção de fazer o seu donativo por transferência bancária, Paypal ou pagamento online com cartão.