top of page

Donativos Cartas com Ciência

Não deixar ninguém para trás é uma luta de todas as pessoas
(Adaptado de Vaile et al., 2021)

Queremos que cada estudante dos países de língua portuguesa, independentemente da comunidade em que nasceu ou vive, independentemente do estatuto socioeconómico da sua família, tenha a oportunidade de sentir que a ciência pode ser para si se assim o quiser.

 

Junte-se à comunidade Cartas com Ciência, que entre 2020 e 2023 organizou trocas de cartas entre 560 pares de estudantes e cientistas, em quatro continentes diferentes. Através dos nossos programas, a grande maioria (89%) de estudantes conheceu pela primeira vez uma pessoa a fazer ciência!

Agradecemos desde já pela sua contribuição. Adicionaremos o seu nome à nossa lista de pessoas doadoras, se o desejar, e enviar-lhe-emos também um certificado em como apoiou a Cartas com Ciência e novidades em relação aos nossos programas. Pode utilizar os botões para fazer o seu donativo ou alternativamente clique aqui para fazer transferência bancária ou aqui para pagar por Paypal ou cartão. Não hesite em entrar em contacto connosco se tiver alguma dúvida.

MUITO OBRIGADO!

Festa de abertura de cartas (Associação Tira-me da Rua, Portugal, agosto 2021)

Perguntas frequentes (última atualização: novembro 2023)

A. Quanto custa a participação de cada estudante num programa Cartas com Ciência?

Com base nos programas que realizámos até agora, o custo de participação de cada estudante (durante um ano letivo) está estimado em ~30 € se considerarmos que a gestão dos programas é feita por pessoas voluntárias, e em ~300 € se contabilizarmos despesas com recursos humanos. Neste momento a Cartas com Ciência conta com pessoas voluntárias e uma pessoa em prestação de serviços para 2 programas, mas gostaríamos que um dia toda a gestão dos nossos programas fosse assegurada por pessoas remuneradas e a tempo inteiro. 

 

B. Como é que o meu donativo vai ser usado?

Os donativos são utilizados para todos os custos associados com a gestão e implementação dos programas de troca de cartas, incluindo:

(1) reembolsar professores (e cientistas) com despesas que tenham com a implementação dos nossos programas (como selos e envelopes). Trabalhamos com comunidades de baixos rendimentos e os nossos programas são gratuitos para quem participa.

(2) apoiar os nossos custos com plataformas online para comunicar com professores e cientistas, incluindo a formação inicial para cientistas, e para realizar a videochamada final entre a turma e cientistas. As turmas e cientistas participantes estão em vários lugares do mundo e os nossos programas são geridos à distância.

(3) apoiar os nossos custos com um armazenamento de dados seguro. Queremos garantir a privacidade dos dados (e cartas!) de estudantes e cientistas.

(4) apoiar os nossos custos com marketing e divulgação. Procuramos mais cientistas de países africanos de língua portuguesa, de Timor-Leste e de Ciências Sociais.

(5) apoiar os nossos custos associados com investigação. Queremos avaliar o impacto que os nossos programas têm junto de estudantes, professores e cientistas.

 

C. Poderei ter benefícios fiscais com o meu donativo?

Receberá uma fatura referente ao seu donativo, emitida pela Associação Cartas com Ciência, com sede em Lisboa, Portugal. Se poderá ou não utilizar essa fatura para deduções fiscais, depende do país em que se encontra. Entre em contacto connosco se desejar. 

 

D. Como é que posso envolver a minha empresa?

Estamos sempre à procura de empresas e outras entidades alinhadas com a nossa missão e interessadas em apoiar os nossos programas. Escreva-nos para info[at]cartascomciencia.org para mais informações e/ou para lhe enviarmos um email de divulgação que poderá circular pela sua empresa/entidade.

 

E. Posso fazer este donativo como presente para uma pessoa amiga?

Sim, no nosso formulário que preencherá depois de fazer a sua transferência bancária ou pagamento por paypal ou cartão, poderá indicar que a doação é feita em nome de outra pessoa.

Tenho mais questões, como posso esclarecê-las?

Escreva-nos para info[at]cartascomciencia.org

bottom of page