top of page

Diálogos Científicos Cartas com Ciência

Além de promover o diálogo entre cientistas e estudantes de comunidades não privilegiadas nos países de língua portuguesa através de trocas de cartas, a Cartas com Ciência pretende também ser uma plataforma para a diplomacia e cooperação científica entre os países de língua portuguesa. Contando com mais de 700 cientistas na nossa comunidade, criámos o Ciclo de Colóquios “Diálogos Científicos Cartas com Ciência”, para aproximar cientistas de diversas áreas de formação e países numa sessão de debate e partilha de experiências e sob a alçada de temas relacionados direta ou indiretamente com a ciência. 

Em 2023, tivemos os Diálogos Científicos Cartas com Ciência em parceria com a CPLP, com o evento híbrido a 28 de fevereiro para celebrar o Dia das Mulheres e Meninas na Ciência. Saiba mais aqui.

2022

Inscrições para participação por zoom limitadas a 95 pessoas, com prioridade para a comunidade de cientistas Cartas com Ciência. Participantes terão direito a certificado de presença.

Acessibilidade

Transmissão em direto a partir de https://www.facebook.com/pg/CartascomCiencia/videos/. A transmissão em direto a partir do Facebook tem transcrição automática. Infelizmente não conseguirmos garantir a transcrição não automática em direto no zoom ou interpretação em todas as línguas gestuais e de sinais dos países de língua portuguesa. 

Iremos disponibilizar as gravações das sessões legendadas no nosso canal do “YouTube”

Sessões Anteriores

A ciência e o seu desenvolvimento no contexto angolano, com Eliane Arez, Anil Vila e Cesário Barbante (20.05.22)

Gravação não legendada aqui. Gravação legendada assim que possível.

Nesta sessão, tentámos compreender como está a ciência e o seu desenvolvimento no contexto angolano, num período em que a ciência continua a ser um desafio para qualquer pessoa curiosa que investiga e partilha a verdade através das suas investigações científicas.

A ciência e o seu desenvolvimento no contexto guineense, com Viriato M'bana e Nelvina Barreto (17.02.22)

Gravação não legendada aqui. Gravação legendada assim que possível.

Nesta sessão, tentámos compreender como a Ciência tem sido encarada na Guiné-Bissau e por guineenses e quais são os seus desenvolvimentos tendo em conta todo o seu contexto e aplicação no país.

Cartas com Ciência: O trabalho desenvolvido e o futuro, com Rafael Galupa, Mariana Alves, José Maria Langa e Marlene Arminda José (20.12.21)

Gravação não legendada aqui. Gravação legendada assim que possível.

Com quase dois anos de existência, focada na promoção do diálogo entre cientistas e estudantes de comunidades não privilegiadas nos países de língua portuguesa, a Cartas com Ciência continua comprometida em estabelecer parcerias entre as comunidades científicas Nesta sessão falámos sobre esse caminho, o futuro, e ouvimos experiências de intercâmbio científico e educacional dentro da nossa comunidade.

“Nós” e os “outros” – por um mundo sem fronteiras, com Paula Cardoso (24.11.21)

Gravação não legendada aqui. Gravação legendada em breve.

“A família em que nascemos e a sociedade em que crescemos calibram as lentes com que olhamos o mundo, estabelecendo fronteiras entre “nós” e os “outros”. Mas até que ponto temos consciência de que esse foco de partida distorce realidades, reproduzindo preconceitos, nomeadamente étnico-raciais? Esta é uma oportunidade para revermos e equilibrarmos leituras. Por um mundo sem fronteiras.” Paula Cardoso

Qualquer questão pode ser dirigida a comunidade[at]cartascomciencia.org

Imagem_Diálogos científicos Cartas com Ciência_Fb_LinkedIn (1).png
bottom of page