Recrutamento Cartas com Ciência
Gostaria de fazer parte da nossa equipa? Queremos fortalecer a nossa sustentabilidade!
Estamos à procura de pessoas interessadas em integrar a nossa equipa: consultem por favor, em baixo, os diferentes perfis que procuramos e candidatem-se preenchendo este formulário. Qualquer experiência relevante que tenham pode ser indicada, mas não é obrigatória.
Todas as posições são em regime de voluntariado, mas com compromisso, em formato de trabalho à distância e com utilização de plataformas digitais para reuniões. Os tempos indicados para cada posição são estimativas e podem ser reavaliados ao fim dos primeiros três meses em funções, se relevante. As pessoas recrutadas trabalharão em conjunto com o Grupo de Trabalho correspondente e em estreita colaboração com um dos membros da Direção.
As candidaturas estão abertas até 25-01-2026 e o processo de avaliação e de recrutamento estender-se-á até 22-03-2026. Este processo incluirá uma pré-seleção para entrevista, para a qual poderá ser solicitado um exercício prático relacionado com cada posição. Prevê-se assim que o início de funções seja entre final de março e início de abril.
Descrição das posições:
#1. Gestão das redes sociais
Dedicação: 3-5h por semana, durante 12 meses (até abril de 2027)
Função: gerir as três redes sociais da Cartas com Ciência (Facebook, Instagram e LinkedIn), incluindo o planeamento estratégico, criação e calendarização de conteúdos, acompanhamento e análise de métricas de impacto, e gestão da interação com a comunidade. A pessoa recrutada trabalhará em conjunto com o grupo da Comunicação e em articulação com a Direção. A posição é ideal para pessoas proativas, com interesse em comunicação, redes sociais e divulgação científica, com sensibilidade para contextos diversos e gosto por trabalho colaborativo. É valorizada (mas não obrigatória) experiência em: gestão de redes sociais; escrita de conteúdos para redes sociais; criação de conteúdo multimédia; edição de imagens e vídeos; comunicação de ciência.
Tarefas:
- fazer publicações regulares no LinkedIn, Instagram e Facebook;
- planear texto, imagens e vídeos a publicar em articulação com o subgrupo de Multimédia;
- fazer um plano de publicações, de forma a haver material pronto a publicar com antecedência;
- garantir uma presença forte e coerente nas redes sociais, garantindo que a integridade da Cartas com Ciência não é comprometida;
- criar um guia de procedimentos de publicação nas diferentes redes sociais, para garantir coerência de imagem, linguagem, etc.
#2. Gestão das newsletters interna e externa
Dedicação: 3-5h por semana, durante 12 meses (até abril de 2027)
Função: planear, produzir e assegurar o envio regular das newsletters interna e externa da Cartas com Ciência, promovendo uma comunicação clara, acessível e consistente entre a equipa e com a comunidade externa. A pessoa recrutada trabalhará em conjunto com o grupo da Comunicação e em articulação com a Direção. A posição é ideal para pessoas proativas, organizadas e comunicativas com interesse em comunicação escrita com sensibilidade para contextos diversos e gosto por trabalho colaborativo. É valorizada (mas não obrigatória) experiência em: redação e edição de textos (newsletters, blogs, conteúdos institucionais); revisão de textos e adaptação de linguagem a diferentes públicos; gestão de newsletters e plataformas de email; comunicação de ciência.
Tarefas:
- definir o objetivo, periodicidade e formato das newsletters;
- criar um mecanismo eficiente de recolha de informação para as newsletters;
- criar, com antecedência, conteúdos que podem ser enviados nas newsletters (e.g., seção sobre artigos científicos recentes sobre literacia científica, educação equitativa, apresentação de cada membro da Equipa);
- gerir base de dados de contactos para envio da newsletter;
- produzir e enviar as newsletters com a periodicidade definida.
#3. Formação para implementação de programas Cartas com Ciência
Dedicação: 2-4h por semana, até dezembro 2026
Função: desenhar e estruturar uma formação destinada às pessoas coordenadoras dos programas Cartas com Ciência, com o objetivo de garantir qualidade, consistência e sustentabilidade na implementação dos programas. A pessoa recrutada trabalhará em conjunto com o grupo da Formação e dos Programas Duradouros, em articulação com a Direção. A posição é ideal para pessoas proativas com interesse em educação, formação, coordenação de projetos ou divulgação científica, com sensibilidade para contextos diversos e gosto por trabalho colaborativo. É valorizada (mas não obrigatória) experiência em: criação de formações; ensino; educação em ciências; comunicação escrita; esquematização de conteúdos.
Tarefas:
- conceber a estrutura da formação (objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação);
- desenvolver materiais formativos (guias, apresentações, exercícios, recursos digitais);
- ajustar e documentar a formação para uso continuado no futuro;
- explorar formatos de formação (online, síncrono/assíncrono);.
#4. Preparação de candidaturas a financiamentos
Dedicação: 2-4h por semana, durante 12 meses (até abril de 2027)
Função: preparar e submeter candidaturas a financiamentos que contribuam para a sustentabilidade e crescimento da Cartas com Ciência. A pessoa recrutada trabalhará em conjunto com o grupo do Financiamento e em articulação com a Direção. A posição é ideal para pessoas proativas, com interesse em escrita, estruturação de projectos, comunicação e divulgação científica, com sensibilidade para contextos diversos e gosto por trabalho colaborativo. É valorizada (mas não obrigatória) experiência em: escrita de propostas, independentemente das áreas; pesquisa e identificação de anúncios e editais relevantes.
Tarefas:
- identificar oportunidades de financiamento relevantes (editais, bolsas, apoios institucionais, fundações, programas nacionais e internacionais);
- analisar requisitos, critérios de elegibilidade e prazos das candidaturas;
- recolher informação junto das diferentes áreas da Cartas com Ciência (objetivos, atividades, impacto, orçamento);
- redigir candidaturas a financiamentos, formulários e documentos de apoio;
- articular com a Direção para validação estratégica e institucional das candidaturas;
- apoiar a preparação de orçamentos e cronogramas associados às candidaturas;
- organizar e manter registo das candidaturas submetidas e respetivos resultados;
- contribuir para relatórios intermédios ou finais, quando aplicável.
