top of page

Ronda 2 - Ensino Superior

Está na hora de pegar na caneta e começar a escrever a sua carta de resposta!

O tema da segunda ronda é “Ensino Superior”. Pode encontrar em baixo sugestões de tópicos e considerações a pensar e a desenvolver relacionados com este tema, que esperamos que ajudem a inspirar-se sobre o que escrever. Sempre que possível, relacione o conteúdo das cartas com a sua experiência pessoal e profissional, e espicace a curiosidade das crianças!

IMG_0239.jpg

Estudantes a preparar as suas Cartas com Ciência (Timor-Leste, novembro 2020)

Ensino Superior

Em um ou dois parágrafos, descreva o seu caminho desde a escola secundária/ensino médio até onde se encontra hoje. Acreditamos que a leitura sobre o seu percurso tornará a ideia de "ir para a faculdade" mais real para os alunos. Se sentiu barreiras ou dificuldades durante a sua experiência de Ensino Superior, partilhe como prosseguiu e o que aprendeu - pode ser muito importante e motivador para estudantes que não conheçam pessoas que tenham concluído o Ensino Superior.

 

Sugestões (a ideia não é responder a todas estas perguntas; escolha 1-3 para desenvolver, tendo em conta o limite de máximo de 2 páginas de texto por carta e não se esquecendo de responder à própria carta que recebeu)

 

  • Onde estudou e o que estudou? Descreva e/ou inclua uma fotografia (e.g. na instituição de ensino superior, com colegas, nas aulas)

  • Porque é que o Ensino Superior foi importante? Que​ mais valias lhe trouxe e que oportunidades lhe abriu?

  • Quando começou a pensar ingressar no Ensino Superior? Quais foram os primeiros passos que tomou?

  • Como decidiu a que instituições de ensino superior se candidatar e no que se formar? Quais foram os fatores limitantes para si?

  • Como é que ser estudante do Ensino Superior é diferente de ser estudante quando tinha a idade da sua amiga/do seu amigo por correspondência?

  • Descreva a sua parte favorita de ser estudante do Ensino Superior ou a sua disciplina favorita. 

  • Crie uma linha cronológica do seu percurso no Ensino Superior, com destaques de cada ano, começando com a sua procura de instituições de ensino superior até onde se encontra agora. 

  • Tem mais do que um diploma ou frequentou várias instituições de ensino superior? Qual é o seu grau ou posição? Explique quais são e por que razão as procurou, explicando o que significa ser estudante de licenciatura, de doutoramento, pós-doutorado, professor(a); na academia, na indústria, ou numa carreira "não tradicional".

  • Sabia que queria prosseguir o curso de pós-graduação quando iniciou o seu percurso universitário? Se não, como decidiu que era o correto para si? Alguns estudantes podem sentir-se inseguros em relação ao Ensino Superior depois de lerem como alguns cientistas estiveram na faculdade durante mais de 5 anos. 

 

  • Que outros aspetos fazem parte do Ensino Superior que gostaria de destacar ou são importantes para si?

 

Lembre-se, esta descrição personalizada do seu trabalho é uma componente importante da sua carta, mas não deve ser a carta inteira. O principal é estabelecer uma conversa natural e informal, interagindo também com o conteúdo da carta que recebeu e respondendo às perguntas que tiverem sido feitas. Não se esqueça que uma boa carta deve ter até duas páginas de texto, entrecortadas com elementos visuais sempre que possível – fotografias, imagens, desenhos, mapas... Sobretudo, evite longas passagens de texto. Mais informações em baixo para ajudar a escrever cartas inesquecíveis.

Lembrete: Não partilhe qualquer informação de contacto adicional nem incentive a sua ou o seu estudante a continuar a corresponder-se consigo fora do programa Cartas com Ciência.

Pode ainda consultar aqui conselhos adicionais para interação com estudantes que digam não gostar de ciência.

 

Perguntas Frequentes

Pode consultar aqui as nossas respostas às perguntas mais frequentes de cientistas por correspondência.

 

Materiais da Formação

Recorde os nossos vídeos e diapositivos  com instruções, sugestões e conselhos sobre como escrever Cartas com Ciência, e exemplos de boas práticas para preparar cartas inesquecíveis.


Recorde também o vídeo e diapositivos  sobre a logística do programa.  Pode aceder a mais recursos da formação na sua turma da Google Classroom (por exemplo, vídeo sobre situações excecionais ou código de conduta)

Não pense demasiado, ponha as dicas de lado, e relaxe a escrever a sua carta. Antes de terminar a sua carta, confira esta lista de verificação para garantir que não se esqueceu de nada.

Boa escrita de cartas!

bottom of page