Recrutamento Cartas com Ciência

Gostaria de fazer parte da nossa equipa? Estamos à procura de expandir!

**O prazo para candidaturas terminou a 19-02-2021 e as candidaturas encontram-se fechadas**

Estamos à procura de pessoas interessadas em fazer parte da nossa equipa: consultem por favor os diferentes cargos que procuramos em baixo e candidatem-se preenchendo este formulário. Qualquer experiência relevante que tenham pode ser indicada, mas não é obrigatória.

 

Todas as posições são em regime de voluntariado mas com compromisso, em trabalho à distância e com utilização de plataformas digitais para reuniões. Os tempos indicados para cada posição são estimativas e podem ser reavaliados ao fim dos primeiros três meses em funções se relevante. As pessoas recrutadas trabalharão em estreita colaboração com a Mariana e/ou com o Rafael.

 

As candidaturas estão abertas até 19-02-2021 e o processo de avaliação e de recrutamento estender-se-á até 14-05-2021. Prevê-se assim que o início de funções seja no máximo em 14-06-2021.

Posições em recrutamento

#01. Análise de Cartas *inscrições fechadas devido a elevado número de candidaturas*

Durante um ano letivo, a Cartas com Ciência supervisiona a troca de centenas de cartas entre crianças e cientistas em diferentes partes do mundo. A Análise de Cartas envolve apoiar a coordenação de turmas através da leitura das cartas de cientistas e estudantes, para avaliação e recolha de conteúdo. Este cargo requer um compromisso de tempo regular, estimado em 2.5h-4h/semana.

 

#02. Gestão de Formação *inscrições fechadas devido a elevado número de candidaturas*

A Cartas com Ciência oferece formação a cientistas que desejem participar nos programas de correspondência com estudantes nos países lusófonos; ocorrem dois períodos de formação por ano,  no início dos anos letivos no hemisfério norte e no hemisfério sul. A Gestão de Formação envolve coordenar o processo de recrutamento de cientistas; supervisionar o processo de formação, interagindo com formandos; preparar conteúdos formativos; analisar conteúdos gerados por cientistas durante a formação. Este cargo requer um compromisso de tempo regular; durante os períodos em que decorre a formação (um mês cada, dois períodos de formação por ano) o tempo estimado é de 8h/semana; fora dos períodos de formação, o tempo estimado é de 2-3h/semana.

 

#03. Gestão de Financiamento

Para garantir o seu desenvolvimento e continuidade, a Cartas com Ciência depende do contributo e generosidade de várias entidades e indivíduos. A Gestão de Financiamento envolve apoiar a coordenação financeira da Cartas com Ciência através da gestão de patrocínios e apadrinhamentos, e da procura e preparação de candidaturas a financiamentos. Este cargo requer um compromisso de tempo regular, estimado em 2-3h/semana.

 

#04. Gestão de Comunicação *inscrições fechadas devido a elevado número de candidaturas*

A Cartas com Ciência quer ajudar a quebrar estereótipos através dos nossos canais de comunicação, e a melhorar a forma como as sociedades encaram a educação, a ciência e a diversidade. A Gestão de Comunicação encarrega-se de planear, curar e executar a nossa comunicação externa nas redes sociais, e de preparar e enviar as nossas cartas de novidades e outras comunicações para divulgação. Este cargo requer um compromisso de tempo regular, estimado em 3.5-5h/semana.

 

#05. Gestão de Comunidade *inscrições fechadas devido a elevado número de candidaturas*

A Cartas com Ciência conta com +380 cientistas que podem participar nas suas atividades, de mais de 9 nacionalidades diferentes. A Gestão de Comunidade envolve coordenar e organizar atividades de interação entre a comunidade científica da Cartas com Ciência, incluindo canais de comunicação internos, seminários e um simpósio bienal. Este cargo requer um compromisso de tempo regular, estimado em 2.5-4h/semana. 

 

#06. Gestão de Programas Personalizados *inscrições fechadas devido a elevado número de candidaturas*

Além dos programas de longa duração, a Cartas com Ciência desenvolve programas pontuais com diferentes entidades, como escolas, institutos e festivais científicos. A Gestão de Programas Personalizados envolve organizar e supervisionar a planificação e execução desses programas. Este cargo não requer um compromisso de tempo regular; os prazos e tempo despendido serão acertados para cada projeto. 


#07. Tradução e Transcrição *inscrições fechadas devido a elevado número de candidaturas*

Apesar do seu foco na língua portuguesa, a Cartas com Ciência tem necessidade de disponibilizar e/ou produzir alguns materiais em inglês, língua franca no meio científico, comercial e empresarial. Conversamente, muitos conteúdos científicos e educacionais encontram-se em inglês e não estão disponíveis em língua portuguesa. A área da Tradução e Transcrição encarrega-se de fazer traduções inglês-português e português-inglês, e transcrições de conteúdo multimédia. Este cargo requer um compromisso de tempo regular, estimado em 1-2h/semana. 

 

#08. Edição Gráfica

Os nossos canais de comunicação permitem-nos divulgar o trabalho que fazemos e contribuir para  melhorar a forma como as sociedades encaram a educação, a ciência e a diversidade. A Edição Gráfica envolve produzir conteúdo visual para o nosso website, redes sociais  e apresentações, trabalhando em estreita colaboração com a Gestão de Comunicação e esporadicamente com outras pessoas da equipa que necessitem do seu apoio. Este cargo requer um compromisso de tempo regular, estimado em 1-2h/semana. 

 

#09. Edição de Multimédia

Os nossos canais de comunicação permitem-nos divulgar o trabalho que fazemos e contribuir para  melhorar a forma como as sociedades encaram a educação, a ciência e a diversidade. A Edição de Multimédia encarrega-se de planear, editar e gerir material audiovisual. Este cargo não requer um compromisso de tempo regular; surgirão projetos pontuais e os prazos e tempo despendido serão acertados para cada projeto.