top of page

Pergunta a um(a) cientista!

Programa de uma troca de cartas. Crianças e o público em geral têm a oportunidade de perguntar aquilo para o qual não têm resposta

Este programa surgiu da vontade de alargar o formato Cartas com Ciência a uma troca de cartas. contextos como festivais científicos, dias abertos de institutos de investigação ou outras instituições para promover o seu envolvimento com a sociedade. Queremos criar diálogo entre estudantes e o mundo da ciência, promovendo uma partilha entre estudantes e cientistas. Queremos sensibilizar cientistas para que sejam pessoas (mais) conscientes e capacitar pessoas pesquisadoras/cientistas para que se sintam mais preparadas para partilhar o seu trabalho e caminho com jovens e o público em geral.

EUGgicRXQAETfzb.jpeg
20200228_110944.jpg
picture2.png

Fique a conhecer a primeira edição:

 

 

 

O primeiro Pergunta a um(a) cientista realizou-se no início de 2020 entre alunos da escola secundária All Souls, em Ibadan, na Nigéria, e cientistas do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL).  Cada aluno escreveu uma ou mais perguntas num postal endereçado a um cientista do EMBL; os alunos estavam muito curiosos sobre o que é ser um cientista e como é trabalhar num laboratório. O resultado foi uma série de muitas perguntas interessantes e divertidas! No EMBL, 77 cientistas aceitaram o desafio de responder aos postais destes alunos, e dar-lhes a conhecer um pouco da sua vida na ciência. 97% dos cientistas disseram que participariam numa iniciativa semelhante no futuro e 46% afirmaram que esta experiência reacendeu a sua paixão pela ciência.

E espreite os resultados do Desafio que lançámos juntamente com o Telejornal Juvenil Radar XS, da RTP2.

bottom of page