Dia Mundial com Ciência

Está na hora de pegar na caneta e começar a escrever a sua carta de resposta!

O “Dia Mundial com Ciência” é uma iniciativa Cartas com Ciência para dar oportunidade a mais crianças de contactarem cientistas, especialmente de escolas cujos professores se têm inscrito no nosso website mas a que não temos tido oportunidade de dar resposta. Este ano, o dia a celebrar é o Dia Internacional da Terra, decretado pela ONU e celebrado mundialmente a 22 de abril.

Estudantes a preparar as suas Cartas com Ciência (Timor-Leste, novembro 2020)

Cada turma participante foi dividida em grupos, e cada grupo de estudantes escreveu uma carta em conjunto, enviada para a morada de cada cientista. As cartas de resposta serão depois abertas em conjunto como habitual, na festa de abertura de cartas! Tratar-se-á de uma única troca de cartas.

Na preparação da sua resposta, relacione o conteúdo das cartas com a sua experiência pessoal e profissional, sempre que possível, e espicace a curiosidade das crianças! Não se esqueça que uma boa carta deve ter até duas páginas de texto, entrecortadas com elementos visuais sempre que possível – fotografias, imagens, desenhos, mapas... Sobretudo, evite longas passagens de texto. Mais informações em baixo para ajudar a escrever cartas inesquecíveis. Pode ainda consultar aqui conselhos adicionais para interação com estudantes que digam não gostar de ciência.

Perguntas Frequentes

Pode consultar aqui as nossas respostas às perguntas mais frequentes de cientistas por correspondência.

 

Materiais da Formação

Recorde os nossos vídeos e diapositivos  com instruções, sugestões e conselhos sobre como escrever Cartas com Ciência, e exemplos de boas práticas para preparar cartas inesquecíveis. Pode aceder a mais recursos da formação na sua turma da Google Classroom (por exemplo, o código de conduta)

Não pense demasiado, ponha as dicas de lado, e relaxe a escrever a sua carta. Antes de terminar a sua carta, confira esta lista de verificação para garantir que não se esqueceu de nada.

Boa escrita de cartas!